19 junho, 2007

Problemas Eléctricos

É cada vez mais comum ver carros com problemas eléctricos, de vários tipos, a circularem nas nossas estradas.

O exemplo mais comum é uma luz dos médios de trás fundida. Embora na cidade isto não cause grandes complicações, em auto-estradas ou mesmo em estradas, em que a iluminação é apenas usada em sítios pontuais, a falta de um dos médios poderá ser relativamente perigoso. Embora na parte de trás de um carro tenham de existir por lei as luzes da chapa de matícula e pelo menos um reflector, um carro sem um dos médios é passível de ser confundido por algo mais pequeno. Muito mais grave é se ambos os médios traseiros estiverem fundidos ou muito fracas. Aí sim, é que vai ser difícil ver o carro.

Um exemplo mais chato são os médios frontais descalibrados. Do que consegui perceber, o sistema eléctrico de um carro fornece a mesma energia para uso dos médios, quer estejam os dois a funcionar com a mesma intensidade, quer estejam com intensidades diferentes, quer esteja um deles fundido. Ou seja, a intensidade luminosa que um tenha abaixo do normal, vai estar no outro, acima do normal. Já vi imensos carros assim, em que um dos médios parece um mínimo e outro parece um máximo. Não preciso de dizer o perigoso que é cruzarmo-nos com um condutor que esteja com máximos (ou pseudo-máximos, neste caso) ligados.

O caso que para mim é o mais grave de todos, no entanto, é a falha do sistema de luzes dos travões. Já tive duas más experiências a conduzir atrás de carros que quando travavam, não acendia nada. Ou seja, o carro à nossa frente começa a ficar mais próximo da nossa frente a um ritmo rápido e nós demoramos a reagir, porque não vemos nada a acender. Das duas vezes em que isto me aconteceu, felizmente ambas na cidade, tive oportunidade de sair do carro para ir avisar os respectivos condutores, durante semáforos vermelhos.

As IPOs verificam este tipo de coisas, mas pelos vistos a sua regularidade não é suficiente. É preciso uma sensibilização aos condutores para verificarem todos os meses se o seu carro está em condições de andar na estrada. É que da falta de travões toda a gente tem medo, mas aos problemas eléctricos ninguém liga muito.

Em nota final, a descrição de um problema elétrico engraçado que vi ontem à tarde. Estava eu a acabar de estacionar à porta de minha casa, quando vi ao fundo da minha rua um Toyota Rav4, a vir no sentido oposto ao meu, com os quatro piscas ligados. Como costumo fazer quando alguém está com os piscas ligados aparentemente por engano, fiz-lhe sinal gestual de luzes, e disse "Olha os piscas!". Mas só depois é que ouvi. O alarme do carro estava a tocar, juntamente com os piscas. Tendo em conta que era um casal jovem e bem arranjado que ia dentro do carro, eliminei a hipótese de roubo. Como era impossível que eles não reparassem no alarme a tocar, concluí que eles estavam com um problema eléctrico. Um bem engraçado de se ver, achei eu. :P

4 comentários:

António disse...

Ainda quando estava a vir agora para o trabalho depois de almoço depareime mesmo com uma situação dessas.
É caso para dizer que o mais problemático parece-me ser a negligência das pessoas ao não terem cuidado com o que fazem e com o veículo que conduzem.
Penso que o zé povinho só irá ter mais consciência disso quando a autoridade tiver a determinação para estar em cima do acontecimento, caso contrário acho que continuarão a existir muitos "distraídos"

Tiago Faustino Andrade disse...

Nem sempre é engraçado ter um carro com o alrme a tocar..duma vez aconteceu isso na minha aldeia a um amigo meu pelas 2h da matina.Resumindo, devemos ter acordado toda a gente no municipio.
Os problemas electricos nas lasmpadasc proveem essencialmente da má qualidade das lampadas. Tambem hoje em dia a bateria suporta mais carga electrica devido aos mais variados sistemas, de maneira que provavelmente à mais picos de corrente.
Quanto a problemas electricos que fazem parar os carros, tem mais a haver com a incompetencia e displicencia dos engenheiras do que com a qualidade dos componentes utilizados.

Anónimo disse...

Na frente existem mínimos (luzes de presença), médios (luzes de cruzamento), máximos (luzes de estrada), piscas (pomposamente, indicadores de mudança de direcção), luzes de nevoeiro em alguns carros. Na traseira existem luzes de presença, luzes de travagem, marcha-atrás (será que tem nome pomposo?), nevoeiro, luz de chapa de matrícula e e não me lembro de mais nenhuma. Isto é do que me lembro das aulas de código, já lá vão uns 10 anitos. Corolário: Que raio são "os médios de trás"??.

Nuno Salvaterra disse...

Lá está, os médios de trás eram as luzes de presença. Uma ligeira incorrecção no termo. Obrigado, Anónimo!