21 fevereiro, 2007

Entroncamentos

Os entroncamentos (intersecções em T) deviam ter regras próprias previstas no Código de Estrada. A via que desemboca no entroncamento (a perna do T), não devia ter prioridade sobre os da esquerda, porque invariavelmente quem vem de lá vai ter que parar para ir para a esquerda ou a direita.

Nos casos em que isto não servisse, eram colocados sinais de cedência de passagem na via que continua, num sentido ou nos dois, mas ao menos era visível para quem lá circula de que tinha, necessariamente, de ter cuidado nesse entroncamento.

Hoje em dia a navegação nos entroncamentos é chata porque, se repararem, há tantos casos em que, efectivamente, a via que desemboca no entroncamento tem sinal de cedência de passagem, que muitos de nós assumem que NENHUMA destas vias tem prioridade. Digam lá se nunca vos aconteceu uma das seguintes situações:

- Vêm da via que desemboca no entroncamento e reparam que não existe qualquer sinal de cedência de passagem (logo têm prioridade sobre os da esquerda). Como querem virar à direita, viram à vontade (mesmo que venha alguém, porque têm prioridade). O condutor que vinha da esquerda, que achava ter a prioridade, vem lançado e tem de travar para não bater, e se calhar ainda vos buzina; ou então não trava ele, mas travam vocês para não apanharem com ele, e buzinam vocês em protesto. Isto é também aplicável para os casos em que vão virar à esquerda mas não vem ninguém da direita.

- Situação igual à anterior, mas querem virar à esquerda, e por isso atravessam meia rua a bloquear os da esquerda, à espera que alguém da direita vos deixe entrar na via. Isto é muito mau para os da esquerda, especialmente para os que querem prosseguir e têm-vos plantados à vossa frente sem se mexerem.

- Situação igual à anterior, mas ficam à espera na vossa via até que alguém da direita vos deixe entrar, o que é raro, pois muitos condutores só deixam entrar quem está praticamente pronto a entrar na via. No entretanto os que vêm da esquerda irão ficar convencidos de que a vossa via não tem sinal de cedência de passagem, porque vocês estão parados.

Com a regra que eu estou a propôr, é tudo mais simples. Quem vem da via que continua só tem de parar se tiver sinal de cedência de passagem. Quem vem da via que desemboca no entroncamento só poderá continuar se houver um sinal do estilo diagrama de via com prioridade ou diagrama de via com prioridade, tão pouco usado em Portugal.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hoje lembrei-me de, finalmente, pesquisar na net a regra da prioridade em entroncamentos e vim aqui dar direitinho!

Acontece q todos os dias, sem excepção, tenho um mini filme sobre um entroncamento aqui perto da minha empresa. Acontece exactamente tudo como foi descrito aqui, e já tive, por diversas vezes, de mostrar a quem julga ter prioridade, q não tenho qualquer sinal de cedência de passagem (de notar q venho da "perna do T").

Realmente, a regra aqui sugerida podia ser útil, mas se ainda não foi implementada, é pq ia entrar em conflito com qq outra regra. O pessoal q estuda o trânsito sabe isso, não é à toa q as regras são definidas, mesmo q por vezes nos pareçam absurdas!

Acontece o seguinte, foi desta maneira q aprendi o código q até hoje se mantém: Num cruzamento ou entroncamento sem sinal de cedência de passagem, dá-se a prioridade a quem vem da direita.

Se todos fizermos o q diz a regra, por muito chata q possa ser, ninguém se confunde!

AlexJacaré

Anónimo disse...

Ainda hoje tive um pequeno acidente numa situação destas...

Vou a seguir em frente e o outro carro que, quer virar à esquerda, entra na minha via sem parar e bate-me do lado direito. Não há qualquer sinalização. Quem vai em frente é que tem de parar ?! Não me parece bem... Então quem vai em frente tem de estar atento a todas as saídas do lado direito.. para ver se há lá sinal de cedência de passagem ou não...

Se houver lá sinal de cedência ou STOP é seguro seguir em frente, se não tem sinal então o melhor é reduzir ou até mesmo parar ! não vá algum condutor enfiar-se na minha via sem olhar ! Depois a culpa é minha porque tinha de dar prioridade ao da direita...

No caso do meu acidente a regra só deu razão ao condutor que ia distraído e nem olhou a ver se vinha alguém em frente na via que queria cortar !

Cleopatra disse...

Aconteceu-me exactamente isso. O outro deu-se como culpado e agora a minha companhia diz que posso eu ser a culpada porque não havia sinal e ele estava à direita. Isto é norma??
Ele afirmou não me ter visto e eu é que pago. Onde está a justiça??

Anónimo disse...

Comentário para Cleópatra

Se viu que vinha um veículo da direita, porque não deu prioridade?

Ou também não viu o outro condutor?

Parece-me justo ser a culpada

m@no disse...

Amigos da prioridade da esquerda, Conduzir não é olhar em frente! Conduzir é respeitar o código que diz nº1 evitar o acidente, o q só se atinge olhando para todos os lados em vez de olhar, apenas, em frente. Olhar também para o retrovisor, aquele espelho colado no pára-brisas e que não serve só para pintar os lábios e arranjar o cabelo, mas serve para ver para trás! E nº2 prioridade é da direita!!! Esta é tão antiga que alguns idosos se mandam lançados mesmo com Stop na sua via ;) ... aí são os da esquerda que que ganham, caso não tenham abrandado para verificar a prioridade, como diz o CÓDIGO!
Lembrem-se que os sinais mudam, hoje tem prioridade, amanhã não (porque colocaram um sinal!!).
Conduzam com os olhos abertos e voltados para TODOS os lados!!!

Tiago Paulino disse...

Boas. Hoje aconteceu-me algo inédito.

Num cruzamento em T como referido. As entradas da estrada, em que os carros se cruzam, uma tem um STOP, a que fica à direita do carro que vem no tronco do "T", e o carro que fica na esquerda tem uma cedência de passagem. No meu caso, vinha do lado do STOP, deixei passar o carro que vinha a passar na estrada que eu ia cruzar e de frente para mim tem um taxista que ia entrar nessa estrada, no tronco do T, ficando eu do lado direito dele. Eu avancei e o sr. taxista entende encostar a frente do seu rico mercedes ao meu carro e reclamar a dizer que eu tenho um STOP.

Dúvida: Quem tem prioridade? Ele tem uma cedência de passagem, eu tenho um STOP. Ele vai se cruzar à minha frente, ficando eu à direita dele. Eu tenho de parar e dar-lhe prioridade só por ter um STOP? Ou ele é que me dá prioridade visto eu estar à direita dele?

Tiago Paulino disse...

Boas. Hoje aconteceu-me algo inédito.

Num cruzamento em T como referido. As entradas da estrada, em que os carros se cruzam, uma tem um STOP, a que fica à direita do carro que vem no tronco do "T", e o carro que fica na esquerda tem uma cedência de passagem. No meu caso, vinha do lado do STOP, deixei passar o carro que vinha a passar na estrada que eu ia cruzar e de frente para mim tem um taxista que ia entrar nessa estrada, no tronco do T, ficando eu do lado direito dele. Eu avancei e o sr. taxista entende encostar a frente do seu rico mercedes ao meu carro e reclamar a dizer que eu tenho um STOP.

Dúvida: Quem tem prioridade? Ele tem uma cedência de passagem, eu tenho um STOP. Ele vai se cruzar à minha frente, ficando eu à direita dele. Eu tenho de parar e dar-lhe prioridade só por ter um STOP? Ou ele é que me dá prioridade visto eu estar à direita dele?