16 janeiro, 2008

Manobras Perigosas - Conduzir pela Esquerda

Depois de um hiato de mais de três meses, tenho algo novo a partilhar.



Este vídeo, que já tem mais de um ano, tem um factor de espectacularidade "street racer" bastante grande. No entanto, é um bom exemplo daquilo que eu considero ser, na verdade, a principal causa directa de acidentes rodoviários graves: as manobras perigosas.

O condutor aqui retratado vai a alta velocidade, sem dúvida, mas eu defendo que isso só por isso não é inseguro. Agora quando ele faz ultrapassagens por entre espaços pouco maiores que o próprio carro, pela direita, ou mesmo por cima das raias delimitadoras de uma saída, aí sim, isso é extremamente perigoso.

Coisas como estas (embora não tão hardcore, admito) são comuns nas auto-estradas portuguesa, mas pouco penalizadas. Para combater este problema é necessário mais câmaras de vídeo e mais patrulha em carros descaracterizados. Mas a aposta em Portugal é, infelizmente, nos radares de velocidade.

E podia acabar aqui o post, mas aí não estava a ser honesto comigo mesmo. Tenho de confessar os meus pecados nesta temática.

A verdade é que às vezes "sou forçado" a fazer manobras perigosas, como ultrapassagens pela direita, quando aqueles condutores mais burros insistem em conduzir pela esquerda (fora das localidades), mesmo quando não estão a ultrapassar. Há até situações em que não há sequer outros carros à vista, mas o burro lá vai, pela esquerda, mesmo quando eu me aproximo.

Eu nesses casos costumo, com antecedência, dar um sinal curto de máximos. Isto não é um sinal suficientemente claro para alguns, pelo que aumento gradualmente a frequência e a agressividade dos sinais. Dou até uma boa buzinadela agressiva, até desistir. Se nada disto funciona, ultrapasso-o pela direita e faço-lhe o belo sinal gestual apropriado à situação. Não, não é aquele com o dedo médio, é um gesto com o indicador a apontar-lhe para se chegar à direita. Mas há quem se chateie com isso.

Por isso é que defendo multar a malta que, fora das localidades, circula pela esquerda quando tem espaço à direita. O Código também defende isso, mas na prática só se recebe multas de estacionamento, velocidade, semáforos vermelhos e linhas contínuas. Que tristeza.

1 comentário:

n-link disse...

Concordo plenamente contigo Nuno, pois eu também sou um frequentador das estradas lusas!E muitas vezes eu deparei-me com essa triste situação!Oh, só Deus sabe (e talvez a minha tia Deolinda), quantas vezes isso aconteceu.

Ainda que concorde contigo em como apanhar esses inacreditáveis malfeitores, não acredito que multas seja a devida e merecida punição.

Comigo era espetare-lhes cum gato morto no focinho e enfiar-lhes uma sachola no meio dos olhos, cárá***!!