29 setembro, 2007

EuroNCAP e os automóveis chineses

A EuroNCAP é a instituição de testes de segurança automóvel de referência a nível europeu. Para cada novo modelo de automóvel, é testada a segurança dos ocupantes em situações de colisão frontal e lateral. O site deles é bastante bom, permitindo consultar os resultados dos seus testes organizados por segmento automóvel. Falo da EuroNCAP neste post porque recentemente apercebi-me de uma realidade assutadora: a segurança dos automóveis chineses que vão estar à venda na União Europeia.

Um amigo meu, com o qual costumo debater vários assuntos do mundo automóvel, mostrou-me uns vídeos de crash tests de carros chineses que são assustadores. Desses, quero chamar a atenção para um em especial, realizado pela ADAC (o maior clube automóvel da Alemanha e da Europa) para a EuroNCAP. O automóvel que figura nesse vídeo é descrito pelo Testing and Technical Manager da ADAC como o pior testado por eles em mais de dez anos. Ora vejam a colisão frontal a 64km/h.



Este automóvel em especial, o JMC Landwind, uma imitação do Opel Frontera, publicitado como um SUV mais do que completo por metade do preço, começou a ser vendido este ano, mas entretanto a empresa decidiu congelar as vendas até conseguir resolver as questões de segurança.

É inaceitável que um automóvel tão inseguro quanto este esteja autorizado a ser vendido na União Europeia. Isto acontece porque a legislação é muito menos exigente do que os testes que a EuroNCAP faz. É ainda mais incompreensível esta situação, quando sabemos que a diminuição da sinistralidade rodoviária tem sido uma prioridade para a Comissão Europeia.

Digam não a estes "carrões baratuchos"!

4 comentários:

Tiago Faustino Andrade disse...

Nada a comentar...até o meu carro de plástico que me acompanhou nos primeiros anos de vida era mais seguro...

Tiago Faustino Andrade disse...

Bolas, tenho que deixar de escrever pontos negros, tenho-lhes cá uma aversão..

Tiago Faustino Andrade disse...

Fogo outra vez (46) ou (2E)

Anónimo disse...

Eu acho ótimo... eu nunca compraria um carro chinês, mas caso um dia eu venha a colidir com um (Deu me livre), pelo menos eu sei que essas merdas de carros vão absorver bastante o impacto e irão me salvar em meu Corsinha 98.... claro, com o custo da vida dos ocupantes do carro chinês! Mas problema deles, quiseram pechinchar.....