06 dezembro, 2008

Geocaching

É oficial, sou fã de geocaching.

Geocaching é, nas palavras da Wikipedia, um jogo outdoor, estilo caça ao tesouro, em que se usam receptores GPS para encontrar os tais tesouros, chamados de caches (contentores de variados tamanhos e formas). As caches estão normalmente escondidas em sítios interessantes de visitar mas nem sempre conhecidos ou fáceis de alcançar.

Por sugestão da Mariana, demos os nossos primeiros passos em Geocaching aquando das nossas mini-férias na Pousada da Flor da Rosa, em Agosto. Ficamos instantaneamente conquistados. Desde então já fizemos Geocaching na zona de Peniche (incluindo nas Berlengas) e mais recentemente no Gerês.

Mas afinal qual é o interesse? Depende muito de quem pratica, mas para mim é uma excelente maneira de se visitar uma região, fazer umas boas caminhadas ao ar livre e enfrentar o desafio de descobrir a cache. Nós ainda só experimentamos Geocaching fora de zonas urbanas, mas acredito que seja também uma boa maneira para visitar cidades.

E o que são as caches? Costumam ser caixas plásticas (desde caixas de rolos fotográficos até grandes Tupperwares rectangulares) envoltas num saco preto, dissimuladas no meio ambiente, seja debaixo de pedras ou encaixadas nalgum recanto escondido de um monumento histórico. Dentro de cada cache há normalmente objectos de baixo valor (canetas, porta-chaves, berlindes, pequenos brinquedos...) e um pequeno logbook para registo de quem por lá passou. Há quem goste de levar objectos para troca por outros existentes na cache, mas eu e a Mariana apenas registamos a nossa presença no logbook.

Como começar a praticar Geocaching? Em Geocaching.com podem saber mais sobre esta actividade e descobrir que caches é que estão escondidas numa área qualquer à vossa escolha.

Só para terem uma ideia, saibam que no Porto há cerca de uma centena de caches, enquanto que em Portugal há, à data deste post, 3720 caches.

Espero que tenham vontade em experimentar. Se vos apetecer saber mais alguma coisa, entrem em contacto comigo!

A sério, é mesmo fixe!

2 comentários:

António disse...

Por enquanto ainda só enverguei pelo trekking, mas essa vertente já me tinha passado pelas mãos. De qualquer modo espero que continues as descobertas!

M disse...

Ihh, já nem me lembrava que tinha sido eu a sugerir... :P

Tens de passar a deixar um "roteiro" das caches que vamos fazendo... ;)