10 fevereiro, 2009

3Ps das Mudanças de Faixa

Notei que há mais de um ano que não dava lições ao imberbe condutor médio português. Aqui vai uma fresquinha.

Para mudar de faixa em Auto-Estradas ou equivalentes, ficam aqui os três simples passos a executar:


Posso?

Antes de fazer seja o que for, olhem pelos retrovisores para ver se a faixa para onde vocês querem passar não está ocupada, nem estará nos próximos dez segundos. Por favor, se querem ultrapassar a 130 km/h alguém que está a rodar a 120 km/h, confirmem que não vem alguém a 180 km/h nessa faixa 50 metros atrás. Se mudarem de faixa nessas condições dentro de três segundos esse alguém vai espetar o radiador dentro do vosso habitáculo, o que é aborrecido. Ou então esse alguém vai ter de travar a fundo, dar-vos sinais de luz, buzinar-vos, insultar-vos, seguir-vos até à próxima estação de serviço para transformar a vossa cara num bolo... enfim, um mar de chatices que vocês não querem.

Pisca

Facto científico: colocar pisca antes de uma manobra não causa impotência sexual. Por favor avisem que vão mudar de faixa. Os outros condutores valorizam essa informação. No entanto, antes de poderem mudar de faixa (ver passo anterior) não coloquem o pisca, porque dão sustos a quem vos estiver prestes a ultrapassar, nomeadamente o senhor que vai a 180 km/h. Por analogia, não se esqueçam do pisca ligado, porque confundem o restante povo.

Passo!

Quando as condições estiverem reunidas para a bendita mudança de faixa, passem para essa faixa. E eu disse passem. Do estilo "Upa, já passei para a faixa". E não do estilo "Ahhhh, estou a passar, estou a passar, ui, ui, já vou a meio, bora lá, está quase, vamos, só mais um bocadinho, agora as rodas, já está, cá estou eu na nova faixa". Não há pachorra, amigos, toca a despachar, há malta atrás a querer seguir.


Os dois primeiros passos aplicam-se melhor às mudanças para uma faixa mais rápida que a actual, enquanto que o terceiro é mais importante no regresso a uma faixa mais lenta, mas todos os passos são sempre de ter em mente em ambas as situações.

Andar numa auto-estrada é das coisas mais básicas, porque não há muito por onde errar. Façam mudanças de faixa de jeito, por favor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão.
Aqui atrasado lembrei-me deste estilo de coisas (estava na auto-estrada, duh!)
O pessoal é estúpido! não vale a pena explicar as coisas.
Uma das coisas que mais me chateia são os condutores que conduzem na direita mas encostam ao eixo da via... Não devem querer fazer barulho.

Anónimo disse...

Não é mudança de faixa. O que tu queres dizer é mudança de via.
Na cadeira de vias de comunicação na feup já houve gente que chumbou por causa dessa troca.

Aliás, o eng. socrates (letra minuscula) já fez por várias vezes essa troca quando se refere à 3ª via da autoestrada do norte.

Abraço

Nuno Salvaterra disse...

Tens razão, caro Anónimo, o Código diz via e não faixa. Mas eu gosto mais de dizer faixa.

António disse...

Realmente também já tinha lido algumas coisas que dar o pisca não causa impotência, mas ainda não estou bem convencido, no entanto como dou pisca é uma preocupação constante.
Compreendo que os tugas têm esse receio como eu mas não tenham essa coragem de arriscar a virilidade...