29 março, 2009

Wanted

Versão curta para quem não lhe apetece ler muito: quinta-feira passada fui multado e bem multado por passar uma linha contínua; o agente foi um gajo porreiro.

Versão extendida segue-se.

26 de Março de 2009 às 08:10 pisei esta linha contínua.

A brigada da PSP estava 50 metros à frente e viu a infracção. Eu abrandei, já a pensar "fui apanhado". O agente mandou-me encostar. Encostei mais à frente, abri a janela, peguei nos documentos. Trocamos uns "bom dia" enquanto lhe entregava os documentos. O agente vai ver o selo do imposto e volta à minha janela.

Agente: Sabe porque é que o mandei parar?
Eu: Porque passei a contínua.
Agente: Exacto. Olhe, encoste mais o seu carro para ficar em segurança.

Eu encostei o carro enquanto o agente levou os meus documentos até à sua mota.
Esperei dez longos minutos até que ele voltasse à minha janela. Só pensava no valor da multa. Pensava "por favor, por favor, que seja só 75 euros".

Agente: É a primeira vez que passa uma linha contínua?

Eu hesito. Penso para mim "que raio, eu já passei milhares de linhas contínuas, passo todos os dias, não vou mentir".

Eu: Errr...
Agente: Já tem alguma contra-ordenação grave ou muito grave?
Eu: Não, não, tenho o cadastro limpo.

É verdade, diga-se.

Agente: Ora bem, eu vou ter que o multar, mas vou apenas assinalar uma contra-ordenação leve, se bem que esta deveria ser grave.

Eu acho que neste momento balbuciei um agradecimento.

Agente: A multa é 49,88 euros. Vai pagar já?
Eu: Aceita multibanco?
Agente: Sim, vou é pedir-lhe que venha até à mota.

Fomos até à mota. Ele dá-me a multa.

Agente: Leia o que diz aí e assine, por favor.

O texto dizia basicamente que eu tinha passado a linha contínua no sítio X às horas Y do dia Z. Assinei.

Agente: Se me permite, porque fez aquilo?
Eu: Pois, estou com pressa para ir trabalhar, ainda tenho de ir para Coimbra...

Ele não diz nada. Paguei. Ele entregou-me o recibo e a multa.

Agente: Ora então bom dia, obrigado e boa viagem.
Eu: Obrigado, bom dia.

E fui à minha vida.

O agente foi super-educado e um porreiro em não me marcar contra-ordenação grave. A multa foi totalmente justa. Mas há uma coisa estranha em que reparei.

Estive 4 anos seguidos sem acontecer nada, e no espaço de uma semana sou mandado parar duas vezes? Que se passa?

3 comentários:

tia gui disse...

Adoreiii!!!
Tb gosto de ver que és consciente Afinal podias invocar: falta de memória, teres mais que fazer do que preocupares-te em ver todos os mínimos traços ou até que nem incomodavas...estas são as desculpas das altas figuras desta nação P

skandal disse...

Em vez de teres perdido 1 min na viagem sem ter passado a linha, perdeste 15 e ainda levaste com multa. Acho que se pode dizer que o "crime" não compensa =P

Anónimo disse...

Hoje em dia,temos de andar a 10km/h para ver todas as linhas e sinais...