04 março, 2007

Linguagem de Luzes

Já tinha pensado em falar de máximos e piscas antes, mas uma situação que me aconteceu há uns minutos na Auto-Estrada deu-me a motivação final.

O que significa um flash longo de máximos? E dois curtos? E deixar os quatro piscas acenderem e apagarem uma vez?

Que eu me recorde, não aprendemos na escola de condução a linguagem dos máximos e dos piscas, apenas nos é dito para serem usados os máximos quando a visibilidade é insuficiente, desde que não haja perigo de encandeamento, e que os piscas são usados em casos de perigo especial.

Assim, temos de ir interpretando os sinais dos outros condutores e perceber o que é mais consensual. Aqui vai a minha leitura:

  • Flash curto de máximos: dar passagem a alguém sem prioridade; agradecimento.

  • Vários flashs curtos de máximos: aviso de algo fora do comum, como andar com a mala aberta ou ter as luzes apagadas à noite.

  • Flash longo de máximos: advertência ou protesto por alguma acção perigosa de outro condutor; aviso de que a polícia está mais à frente (que fique registado de que não gosto nada deste tipo de avisos, e nunca o dei a ninguém).

  • Piscas uma vez: agradecimento (para alguém a trás de nós).

Neste momento não me lembro de mais sinais, mas provavelmente existirão.

Já agora conto a situação referida no início do post. Na entrada da Afurada da Auto-Estrada, para atravessar a Ponte da Arrábida, vejo pelo retrovisor que vem um carro na faixa da direita (cujo condutor não terá lido o post "Linhas Contínuas / Entrada em Auto-Estrada"), que me sinaliza com dois flashs curtos de máximos. Senti uma diminuição de velocidade dele, pelo que tive a certeza de que ele me estava a deixar entrar, o que fiz. Agradeci-lhe com os piscas uma vez, ao que ele respondeu com um flash longo de máximos.

O que raio quis ele dizer?

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu realmente uso a maior parte dessa simbologia,as excepções são:

Vários flashs curtos de máximos: advertência(em geral é feito em unissono com insultos dentro do habitáculo, verbais e nunca gestuais)

Flash longo de máximos:
utilizo quando após advertência os condutores insistem em encandear-me através dos seus máximos ou farois de nevoeiro.

Ao contrário do Salvaterra, gosto que me avisem da polícia e só não aviso se me aperceber que são maus condutores.

Piscas uma vez: também servem para advertir à retaguarda, visto ser dificil dar máximos.

Unknown disse...

Obviamente quis dizer "De nada".
Falha grave caro Salvaterra.