25 março, 2007

STOP vs STOP

Na minha rua, há um cruzamento que me coloca dúvidas. Nesse cruzamento a minha rua tem STOP nos dois sentidos, enquanto que a rua com a qual se cruza não tem sinalização. Em caso de cruzamento de carros das duas ruas, não há dúvidas, a outra tem prioridade.

Mas quando se cruzam ali dois carros vindos da minha rua, em sentidos opostos, e um deles quer virar à sua esquerda (intersectando assim o trajecto do outro)?

Na minha opinião, tendo em conta que ambos têm STOP, aplica-se a regra da direita, e quem vai seguir em frente tem prioridade sobre quem vai virar. Mas na prática, quando passo por lá e vou tentar virar à esquerda, muitos dos condutores que vêm em sentido contrário parecem assumir que eu tenho prioridade sobre eles. O que me leva a duas hipóteses:

  • Ou eles acham que eu não tenho STOP, o que me parece estranho, tendo em conta que este se vê bem da perspectiva deles;
  • Ou eles sabem que eu tenho STOP e então têm uma leitura diferente da situação: acham que eu, por virar à esquerda, é como se já estivesse na rua que cruza com a minha (que, relembro, não tem STOP), e por isso tenho prioridade.
Alguma teoria sobre o que é que lhes passa pela cabeça ou sobre quem tem prioridade?

2 comentários:

Anónimo disse...

Se ambos têm STOP, passa-se para o 2º critério, ou seja, regra da direita. Acho que tem isso nos livros de código! O que lhes passa pela cabeça? Facilitar manobra, penso eu! :P Tens é que ver a minha rua! Se eu tiver alguma cena estragada no carro do lado esquerdo, é fácil ter uma maneira de o arranjar à borla! Caem que nem patos! Abraço

Anónimo disse...

Cada cabeça sua sentença, logo poderá ocorrer-lhes tudo o que pensares mais alguma coisa.

Quando me curge uma situação dessas, e não precisa de exister qualquer stop, eu facilito as pessoas que querem virar porque é mais dificil elas arranjarem quem as deixe virar do que seguir em frente. Já vi várias vezes formarem-se filas de transito à custo de pessoal que não deixa um automobilista virar, e quando essas filas metem veiculos pesados acredita que se cria ali um 31 desgraçado, porque depois esses veiculos nao têm tanta mobilidade e entretanto vao-se juntando mais carros à fila impossibilitando o recuo de alguns veiculos.

Em suma, deve-se facilitar quem pretende mudar de direcção, evitando assim que fica eternamente atravessado no meio da estrada.